Book now

2020-01-27

Escolhas saudáveis: Bife de frango recheado com alheira, grelos e pinhões

Neste mês de janeiro, tradicionalmente conhecido pelo fumeiro, a receita saudável não poderia deixar de incluir um enchido típico da gastronomia portuguesa. A nossa escolha recaí em bifes de frango, recheados com alheira, grelos e pinhões.

Rechear bifes é uma ótima forma de inovar e tornar a sua refeição mais saborosa. Selecionamos o frango, uma carne branca, com baixo teor de gordura para que possa comer sem culpa e promover a sua saúde. A alheira, não sendo um alimento totalmente saudável, pode ser uma excelente opção para momentos especiais, tornando-se mais ecológica se for adquirida num fornecedor local.

Aceite a nossa sugestão e delicie-se!

 

Ingredientes:

  • 4 bifes de peito de frango médios (da mesma espessura)
  • 1 alheira
  • 300 g de grelos
  • 1 dente de alho
  • 2 cebolas roxas, médias
  • 1 dl de azeite extra-virgem
  • 60 g de pinhões
  • 1 limão
  • Mistura de pimentas (moídas na hora) q.b.
  • Orégãos q.b.

 

Preparação:

Tempere os bifes de frango com a mistura de pimentas e o sumo do limão e reserve. Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180°C. Entretanto, leve uma frigideira ao lume e adicione uma colher de sopa de azeite extra-virgem e o alho picado e deixe alourar um pouco. De seguida, adicione os grelos ao azeite até perderem o volume e tempere-os com um pouco de pimenta acabada de moer e reserve. Noutra frigideira, aloure os pinhões até ficarem ligeiramente torrados e depois adicione-os ao preparado dos grelos.

Numa terceira frigideira, aloure uma alheira até esta estar grelhada e com pouca gordura. Deixe arrefecer, de seguida, retire a pele e desfaça-a em pequenos pedaços e depois adicione ao preparado dos grelos.

Para rechear os bifes, coloque os peitos de frango abertos no tabuleiro, e espalhe em cima o preparado dos grelos e enrole o peito de frango com um fio de cozinha e segure-o com um palito.

Num tabuleiro coloque as cebolas fatiadas, coloque os peitos recheados sobre elas e regue com o restante azeite. Polvilhe com um pouco da mistura de pimentas e com orégãos. Leve ao forno durante 20 minutos ou até estarem cozinhados.

Por fim, sirva os peitos com uma mistura de folhas verdes (alface verde e roxa, rúcula, espinafres babe…), com um arroz selvagem ou palitos de mandioca frita.

Bom apetite.

This website uses cookies to provide a better experience for the user. By browsing the site, you are consenting to its use More info
SUBSCRIBE OUR NEWSLETTER Receive the latest news about events, offers and promotions.