Marcar

2018-05-01

Dia Mundial da Asma: benefícios das águas termais

Doença respiratória afeta cerca de 7% da população portuguesa. Neste dia, conheça melhor os benefícios dos tratamentos termais para os doentes.

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias, provocada por diversos estímulos como ácaros do pó, pólen, poluentes atmosféricos ou exercício. A exposição a estes estímulos desencadeia uma resposta imunológica, que leva à inflamação das vias aéreas e, consequente, dificuldade em respirar.

Apesar dos tratamentos convencionais, a cura termal também traz benefícios para os asmáticos numa perspetiva de tratamento complementar preventivo e curativo.  Os efeitos podem traduzir-se na redução do número de crises e do uso de fármacos, melhorando assim o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.

A água mineromedicinal bicarbonatada de Chaves é uma das mais indicadas para a doença devido ao efeito descongestionante, de elevada importância para melhorar o sistema respiratório.  Além disso, a ação terapêutica específica dos elementos químicos da água mineromedicinal e os efeitos derivados da ação do calor e da pressão provocam uma estimulação e, consequentemente, um estado de maior resistência, ampliando as possibilidades terapêuticas.

O Dia Mundial da Asma é Organizado pela GINA (Global Initiative for Asthma), da Organização Mundial de Saúde tem como objetivo melhorar a prevenção da doença e o nível de consciencialização da população. Celebra-se anualmente na primeira terça-feira do mês de maio. Sabia que a asma é bastante comum afetando perto de 150 milhões de pessoas em todo o mundo? Em Portugal estima-se que 11% das crianças e 5% dos adultos padecem da doença.

This website uses cookies to provide a better experience for the user. By browsing the site, you are consenting to its use More info
SUBSCREVA A NEWSLETTER Receba as últimas novidades de eventos, ofertas e promoções.