Marcar

2018-06-26

Banho turco nas Termas de Chaves é o primeiro do país a usar água termal

Técnica tem inúmeros benefícios comprovados para a saúde. Conheça melhor como funciona e os cuidados que deve ter.

Também conhecido como hamam, o banho turco é apreciado por milhares de pessoas e consiste em permanecer numa atmosfera saturada de vapor de água, com uma temperatura de cerca de 40-45º C.

Uma técnica com inúmeros benefícios para a saúde que pode experimentar nas Termas de Chaves com recurso à água termal flaviense. Uma ação inovadora e pioneira no país, que pretende aliar as propriedades únicas da água termal de Chaves às vantagens do hamam.

De forma a garantir a segurança e o melhor tratamento possível, no balneário flaviense antes de iniciar qualquer tratamento o utente tem de ser visto por um enfermeiro que avalia as condições de saúde e a adequação dos tratamentos a realizar. Uma preocupação constante, mas de particular importância no caso do banho turco, já que este não é recomendado a todas as pessoas, nomeadamente a quem sofre de hipertensão, problemas de circulação ou obstrução das veias.

Para quem pode usufruir desta técnica são várias as vantagens. O segredo do banho turco está sobretudo na transpiração que ajuda a eliminar as impurezas e toxinas do corpo.  O calor intenso estimula e ativa a circulação sanguínea, melhorando a sensação de pernas cansadas, pés inchados e varizes, sendo igualmente benéfico para as pessoas com retenção de líquidos.

Com esta técnica pode também diminuir as dores articulares, sendo um grande aliado no combate às dores nas costas, contraturas musculares e estados ansiosos. O hamam permite ainda desobstruir os pulmões e os brônquios, possibilitando uma profunda desintoxicação e limpeza das vias respiratórias, efeito semelhante ao provocado na pele e na tez.

Facilmente confundido com a sauna, o banho turco apresenta várias diferenças estruturais, sendo uma das principais relacionada com a temperatura e humidade. No hamam, o calor é gerado através do aquecimento da água e evapora-se por toda a sala, criando uma espécie de neblina. Esta, ao pousar sobre a pele, formará gotas que têm como função dispersar o calor e refrigerar o corpo. As temperaturas rondam os 40-45º C e calor é tão húmido que o suor que produz não evapora. Por isso, o corpo não consegue baixar a sua temperatura natural e sua ainda com mais abundância na tentativa de se refrigerar. Já numa sauna as temperaturas podem chegar aos 85º C e não há humidade no ar.

Não perca a oportunidade de desfrutar de uma experiência única de relaxamento e bem-estar físico e mental. Visite as Termas de Chaves e sinta a diferença.

Este sitio utiliza cookies para permitir una mejor experiencia de usuario. Al navegar por el sitio, usted acepta su uso. Más informacíon
Suscribir la newslletter Recibe las últimas noticias sobre eventos, ofertas y promociones.