2026-02-05
Serviço Nacional de Saúde mantém comparticipação de Tratamentos Termais
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) continua a comparticipar os Tratamentos Termais, assegurando um apoio correspondente a 35% do valor total, até um limite máximo de 110€ por aquista.
Reconhecida pela sua eficácia clínica, a Medicina Termal assume-se como uma abordagem complementar relevante na melhoria da qualidade de vida. A comparticipação atribuída pelo SNS permite que os utentes beneficiem de tratamentos personalizados a custos mais reduzidos, promovendo um modelo de cuidados de saúde mais preventivo.
Para usufruir deste apoio, é obrigatória a apresentação da Prescrição Médica (modelo P1), emitida pelo Médico de Família. No dia da consulta nas Termas de Chaves, o Médico Hidrologista realiza uma avaliação detalhada do historial do utente, analisando exames clínicos complementares que o utente possa ter, e define um plano terapêutico individualizado, ajustado às necessidades e à patologia apresentada.
O Balneário Flaviense está indicado na prevenção e tratamento de diversas patologias, nomeadamente do foro musculoesquelético, como artroses, artrites, fibromialgia, tendinites e recuperação pós-traumática; do aparelho digestivo, incluindo gastrites, duodenites, síndrome do cólon irritável e disfunções hepáticas; e das vias respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite.
A marcação de consultas pode ser efetuada através do site www.termasdechaves.com/marcacoes, por email para reservas.termas@chaves.pt ou por telefone, através do +351 276 332 445/6/7 (chamada para a rede fixa nacional).