Marcar

2024-02-20

Projeto inovador de 1,9 milhões de euros vai usar IA para controlar contaminantes em Águas Termais

O “AQUAPRED” prevê utilizar tecnologias avançadas na gestão de Águas Mineromedicinais em seis balneários do consórcio, através da digitalização de dados em tempo real e da análise contínua dos parâmetros fundamentais da Água.

Controlar e prevenir a presença de contaminantes em Águas Mineromedicinais através de Inteligência Artificial. Este é o objetivo do Projeto internacional “AQUAPRED” que conta com a participação das Termas de Chaves, do AQUAVALOR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (CoLAB) e do Instituto Politécnico de Bragança. Com cerca de 1,9 milhões de euros, reúne um consórcio com seis balneários termais e entidades de Portugal, Espanha e França. A apresentação pública do Projeto aconteceu recentemente no Balneário Termal de Laias, em Ourense (Espanha).

O consórcio desenvolverá um sistema que permitirá controlar preventivamente e de forma automática os elementos fundamentais das Águas, utilizando a Inteligência Artificial. Como? Através da digitalização de dados em tempo real e da análise contínua dos parâmetros obtidos. Além disso, será ainda desenvolvido um modelo Deep Learning para antecipar a presença de microrganismos, como a Legionella e a E.coli. Deste modo, será possível minimizar possíveis riscos e maximizar as propriedades medicinais da água, aumentando ainda a base científica sobre o tema.

O Projeto assegura assim o controlo das propriedades singulares da Água Termal, salvaguardando os Termalistas que a utilizam. Os Tratamentos Termais são cada vez mais procurados para a promoção da saúde de forma natural e como uma solução alternativa às terapêuticas mais convencionais e invasivas.

O “AQUAPRED” é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e tem a duração de 3 anos. Neste Projeto, participam várias instituições ligadas à investigação como a Universidade de Vigo, a Universidade da Corunha, a Universidade Complutense de Madrid, de Espanha, os portugueses AQUAVALOR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (CoLAB) e Instituto Politécnico de Bragança, e ainda o Instituto de Termalismo da Universidade de Bordéus, a Universidade de Pau e o cluster termal “Aqui O Thermes”, de França. São ainda parceiras instituições ligadas ao Termalismo, nomeadamente, em Portugal, a Empresa Municipal de Equipamentos de Chaves (Termas de Chaves) e a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões e, em Espanha, os Balneários de El Raposo e de Hervideros, o Grupo Caldaria (Balneário de Lais) e o Grupo Iberik (Balneário de Augas Santas).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informações
SUBSCREVA A NEWSLETTER Receba as últimas novidades de eventos, ofertas e promoções.