2025-09-24
Projeto “AQUA NA’TOUR”: Chaves reforça oferta turística de natureza e bem-estar
A iniciativa, cuja candidatura foi aprovada no âmbito da Linha + Interior Turismo, do Turismo de Portugal, prevê a criação de infraestruturas, a modernização de plataformas digitais de divulgação termal e turística e ações de promoção da região, elevando a qualidade da oferta e a atratividade do destino.
Tornar Chaves um destino atrativo e sustentável, com mais oferta de turismo de natureza e capaz de acolher mais visitantes e prolongar a sua estadia no território. É este o grande objetivo do projeto “AQUA NA’TOUR – Campismo, Termas e Aventura no Alto Tâmega e Barroso”, promovido pela Gestão de Equipamentos do Município de Chaves, E.M., S.A. (GEMC, E.M.). A candidatura, aprovada no âmbito da Linha + Interior Turismo, do Turismo de Portugal, aposta numa estratégia que alia o termalismo ao turismo de natureza e de aventura, reforçando a competitividade turística da região. A Sessão Pública de Assinatura do Contrato decorreu ontem, 22 de setembro, em Coimbra.
Um dos eixos centrais do plano de ação passa pela valorização do Parque de Campismo Quinta do Rebentão, com intervenções que permitirão aumentar a capacidade de acolhimento e incentivar estadias mais prolongadas. Neste sentido, está prevista a criação de um circuito de arborismo, que acrescentará novas experiências de lazer em contacto com a natureza. A estas medidas somam-se ainda a construção de um balneário de apoio, essencial para responder ao fluxo crescente de campistas nacionais e internacionais, bem como a implementação de bungalows integrados na paisagem.
Com um investimento total de quase 390 mil euros, dos quais mais de 270 mil são assegurados pelo Turismo de Portugal através da Linha + Interior Turismo, o projeto contempla também a aposta na mobilidade acessível e sustentável. Serão disponibilizados veículos (tipo AMI) e bicicletas elétricas, acessíveis mediante pré-reserva, para que os visitantes possam circular de forma sustentável entre o parque de campismo, as Termas de Chaves e outros pontos de interesse do concelho. Além de facilitar as deslocações, esta medida procura despertar a vontade de explorar o território, valorizando a experiência turística e criando ligações diretas com o património natural, cultural e termal.
A componente de comunicação digital e de turismo é outro pilar do “AQUA NA’TOUR”, com a atualização da APP de Turismo Termal de Chaves, da loja online e do website do Parque de Campismo Quinta do Rebentão. Os novos conteúdos multilingues e funcionalidades vão reforçar a visibilidade internacional do destino e facilitar a comercialização da oferta turística.
Assente nos eixos de Lazer, Alojamento, Touring e Comercialização da oferta, o projeto garante assim uma abordagem integrada que reforça a competitividade turística de Chaves e a sua inserção em redes nacionais e internacionais.
